Enquadramento de soluções para Preservação Digital
Posted on: Maio 10, 2016, by : RUDIS.PT Research, Upgrade and Development Information Systems

Grandes quantidades de informação estão armazenadas digitalmente numa panóplia de diferentes classes, formatos e tipos.

O nosso trabalho concentra-se na problemática da preservação digital, visto que as plataformas informáticas estão em constante evolução e não existe nada que nos possa garantir a continuidade de acesso à informação digital na ausência e/ou evolução dessas mesmas plataformas.

Neste novo paradigma os seres humanos necessitam de mediadores para compreender a informação digital, precisamente, sistemas informáticos/computacionais.

Além de darmos atenção e apoio na preservação, para futuro, do legado informático/digital nas mais diversas áreas, assim como nas mais diversas organizações (empresas/instituições), prestamos especial atenção a uma família de objectos digitais: as Bases de Dados. Este tipo de objectos digitais é amplamente usado pelas organizações para guardar os dados produzidos diariamente pelos seus sistemas de informação, tanto ao nível operacional como a outros níveis.

Falamos na preservação de estruturas complexas em que os Sistemas Gestores de Bases de Dados que as suportam podem variar de organização para organização. Os sistemas podem ser proprietários, livres e ou de código aberto (“open source”). Destacamos o facto de não se tratam de simples backups ou cópias de segurança da informação, uma vez que a preservação digital vai muito para além das soluções tradicionais que o mercado actual normalmente oferece.

Construímos e desenvolvemos soluções informáticas (sistemas de informação) dedicadas às necessidades específicas das organizações alicerçadas no rigor científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *